terça-feira, 21 de julho de 2015

Porque obesos precisam passar vergonha para mudar.

Porque obesos precisam passar vergonha para mudar.



Eu era obeso. Sim, e precisei até participar de um grupo de suporte para gordinhos. Lá chorávamos as pitangas em meio a batatas fritas e hambúrgueres.
Mais tarde resolvi promover uma campanha de conscientização para que todos saibam que obesos precisam ser respeitados e que ninguém deveria ficar notando que você está acima do peso.
Depois fiz terapia para finalmente entender que estar acima do peso é normal e você apenas precisa aceitar o corpo que tem.
Pff, é óbvio que eu estou de sacanagem. Eu simplesmente decidi mudar.

Antigamente, nos meus dias de hipertenso, eu sabia que meu peso não era saudável. Eu sabia que me sentia igual a uma bosta e eu sabia que ficava com vergonha ao tirar minha camiseta na praia. E então eu tive a iniciativa de mudar.
E ainda bem que ninguém me convenceu que isso era uma noia da minha cabeça. Ainda bem que ninguém tentou me confortar com pensamentos 100% politicamente corretos sobre como eu preciso me aceitar e ser feliz com meu corpo.
Se isso tivesse acontecido, hoje eu provavelmente teria diabetes, estaria tomando um monte de medicação, e bem, teria uma vida sexual inexistente.
E honestamente, ninguém precisou me fazer passar vergonha pra perceber isso. Eu mesmo me fiz passar vergonha, porque eu precisava disso. Sentir vergonha é muito melhor do que receber um tapinha nas costas.
Mas sentir vergonha de si mesmo não significa fazer “auto-bullying”, e sim gerar uma emoção que encoraje mudanças positivas. E neste contexto, sentir vergonha de si mesmo, vai te fazer acordar pra vida mais rápido do que ficar levando tapinhas nas costas.
Se você convence alguém que ser obeso é normal, talvez esta pessoa se sinta temporariamente bem. Mas a partir do momento que os problemas de saúde começarem, o falso arco-íris vai sumir.
"Eu preciso de aceitação, porque sem ela eu posso pensar que as pessoas tinham razão em me odiar. EU AMO MEU CORPO GORDO!!! =)"
“Eu preciso de aceitação, porque sem ela eu posso pensar que as pessoas tinham razão em me odiar. EU AMO MEU CORPO GORDO!!! =)”
Ninguém é 100% feliz sendo obeso e possivelmente com problemas de saúde. E você consegue avistar os hipócritas de longe, pois estão sempre postando nas redes sociais que gordinhos são melhores nisso e naquilo; sempre tentando encontrar uma justificativa.
A verdade é que falar para alguém que ser obeso é normal é praticamente um abuso. E convencer a si mesmo que ser obeso é normal, é uma forma de autodestruição justificada.

Preconceito hipócrita

Claro, ficar fazendo piadinhas e chamando os outros de gordo, definitivamente não é legal. Mas isso todo mundo aprende em casa. Ficar fazendo brincadeiras preconceituosas com pessoas que sofrem com a obesidade é o que os cientistas comportamentais e psicólogos chamam de “ser um pau no cu”.
Não seja um pau no cu.
O problema é que hoje em dia, tudo é preconceito. Mostrar uma foto de um cara com abdômen definido em meio a pessoas acima do peso é “preconceituoso”. Falar que você pode mudar e ser magro é “preconceituoso” também, pois você está querendo dizer por tabela que alguém é gordo. Uma campanha de moda usando apenas modelos magras é um ultraje, pois todos precisam aceitar mulheres acima do peso também.
Essa hipocrisia dura até o momento que o seu médico diz que você precisa emagrecer ou vai ficar menos tempo nesse planeta. E ai você vai receber um choque de realidade e ver que muita coisa não é preconceito.
Quando eu fui declarado como obeso durante um teste físico na universidade, ninguém estava sendo preconceituoso. Aquilo era a verdade nua e crua, eu gostando ou não.
E assim como eu, muita gente precisa desse tapa na cara.
Se você realmente é obeso, pare de tentar encontrar meios para justificar sua situação ou que você é uma vítima da sociedade. Sinta vergonha, procure ajuda e comece a mudar seus hábitos. Eu era obeso e mudei totalmente a minha situação, você com certeza pode também.
Texto por Chris Shugart

Nenhum comentário:

Postar um comentário