sexta-feira, 17 de julho de 2015

Como o estresse sabota os seus ganhos (e o que fazer)

Como o estresse sabota os seus ganhos (e o que fazer)





Apesar de subestimado, o estresse é um fator muito importante na musculação. Ele afeta todas as partes do nosso corpo e vida. Afeta suas percepções, seu sistema nervoso, seus órgãos, o quanto um treino pode render e quão bem nos recuperamos dele.
E estresse pode surgir de qualquer lugar. Pode ser do próprio treino; pode ser do seu chefe que exige demais; por causa de uma briga com namorada/esposa; ou até mesmo por causa de um otário que te fechou no trânsito.
O nosso corpo é muito bem equipado para lidar com estresse agudo. Quando um cachorro raivoso surge por de trás da moita pra te atacar, o coração bate mais rápido, suas pupilas dilatam, e o mundo fica um pouco mais lento. Esta é a resposta do seu corpo ao estresse agudo, permitindo que você enfrente a ameaça, acelerando todos os seus sistemas metabólicos para que você consiga fugir ou lutar até a morte. Após o agente estressor desaparece, o seu corpo volta ao normal.
Por outro lado, nosso corpo não consegue lidar muito bem com estresse crônico. Quando o seu chefe está te perseguindo oito horas por dia e diariamente, você não pode fugir ou lutar com ele até a morte. Ficar neste estado de estresse pode afetar o corpo de maneira profunda e negativa.
Estresse também é o que sinaliza o seu corpo a se adaptar a algo. O seu corpo vê algo como ameaça, a resposta ao estresse entra em ação, e isto causa adaptações que farão você ficar melhor preparado para quando isso acontecer novamente. E é justamente o que acontece quando treinamos na academia – musculação é um estressor agudo. A sobrecarga gerada pelo treino é vista como uma ameaça aos seus músculos, tendões e ossos, então este estresse também auxilia na adaptação, fazendo você ficar maior e mais forte.
estresse
Porém, em uma situação de estresse crônico, a habilidade de lidar com o estresse como um todo, seja agudo ou crônico, é comprometida. Neste cenário, você estressa seu corpo na academia para crescer, mas ele não vai responder como deveria. Por isso o estresse é um fator subestimado; não importa apenas o quão bem você treina, se alimenta e dorme, como você administra o estresse também vai influenciar os seus ganhos.
Em um estudo recente, dois grupos foram instruídos a fazer 6 séries de legpress até a falha. O grupo com baixo estresse se recuperou totalmente do treino em dois dias, enquanto o grupo com alto estresse precisou de quatro dias para se recuperar, e durante a recuperação se sentiram mais cansados e com dores. Isto significa que o grupo dos estressadinhos levou o dobro de tempo para conseguir se recuperar, agora imagine o que o estresse pode estar fazendo com seus ganhos…
Minimizar o estresse em sua vida (caso for necessário) e encontrar maneiras para canalizá-lo é crucial para os seus ganhos a longo prazo e até mesmo para a sua saúde. A seguir, veja algumas dicas para ajudá-lo a fazer isso.
  1. Evite situações estressantes que poderiam facilmente ser evitadas. Você se surpreenderia com a quantidade de enrascadas que você se mete por conta própria.
  2. Tenha como meta dormir 7-8 horas por noite. Dormir pouco afeta ainda mais a sua habilidade de lidar com o estresse.
  3. Evite o consumo excessivo de estimulantes. Consumo demasiado de estimulantes como a cafeína aumentam a ansiedade e afetarão sua resposta à agentes estressores.
  4. Respire fundo. Ao se deparar com uma situação estressante, experimente respirar profundamente 5 a 10 vezes.
  5. Esqueça o passado. Não fique revivendo situações do passado ou coisas que você não tem controle para mudar.
  6. Organize-se. Você não precisa ser um maníaco por organização, mas organizar as áreas mais bagunçadas da sua vida poderão diminuir situações de estresse crônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário