A ilusão do bulking sujo, vulgo “comer igual a um monstro pra crescer”
As regras para fazer um off-season/bulking sujo costumavam ser simples: coma a cada duas ou três horas até não aguentar mais. Enquanto comidas saudáveis como peito de frango e arroz integral eram indicadas, não existiam regras quanto a se intuir de porcarias também pra conseguir chegar lá.Tudo o que importava era se os números na balança estavam subindo. Se o seu objetivo era bater 100kg na balança, apenas coma tudo o que ver pela frente até chegar lá.
Ok, bacana bater três dígitos na balança, mas será que realmente valeu a pena ? Seguindo um bulking sujo você pode ganhar até 25kg em cinco meses. Você pode até ter aumentando as cargas no supino e agachamento. E você pode até estar parecendo um boneco da Michelin.
Mas você realmente está evoluindo para melhor depois de um bulking sujo pesado ? Não. E existem seis razões explicando o porquê:
Razão 1: Ganhar músculo é mais lento do que ganhar gordura
Construir massa muscular – massa muscular de verdade – é um processo vagarosamente demorado para qualquer pessoa que passou da fase de iniciante. Para alguém que já está treinando há alguns anos, ganhar 500g a 1kg de massa muscular por mês seria excelente. Considerando que você fez um bulking insano de 5 meses, você teria ganhado, com otimismo, 5kg de massa muscular pura. O problema, é que apenas uma pequena minoria sortuda consegue ganhar tudo isso em um bulking. E mesmo que você ganhe tudo isso, o que são 5kg de massa muscular para 20kg de gordura que vieram junto nesses cinco meses ? É uma proporção extremamente ruim.
Razão 2: Menos sensibilidade à insulina
Quando você faz um bulking sujo comendo tudo o que vê pela frente, a porcentagem de gordura corporal sobe, e pode gradualmente diminuir a sensibilidade do corpo à insulina, o que diretamente afeta o crescimento muscular. A insulina é uma proteína sinalizadora para ambos os músculos e gorduras utilizarem aminoácidos e glicose.
Na teoria, células musculares que estão sensíveis à insulina irão recolher o máximo de glicose e aminoácidos. Mas quando começamos a ganhar gordura, a liberação de insulina aumente, e pode dessensibilizar as células musculares.
Em suma, se você diminui a sensibilidade à insulina, os músculos não vão conseguir usar a glicose e aminoácidos de maneira tão eficiente, e como armazenar gordura é um processo metabolicamente mais barato, o corpo vai acabar armazenando o excesso de calorias como gordura – quanto mais acima do peso você está, maior é o acúmulo de gordura e menor é o crescimento muscular.
Razão 3: Resistência anabólica
Resistência anabólica é um fenômeno onde a síntese de proteína é inibida e o ganho de gordura é elevado, e isto é a última coisa que você quer ao tentar ganhar massa muscular.
Quanto mais gordo você fica, maiores serão as chances do excesso de nutrientes que você ingere serem armazenados na sua bunda e barriga – em vez do peitoral e bíceps. E, menores serão suas chances de conquistar um corpo harmonioso.

Claro, existem exceções. Conheço caras que conseguem ganhar 25kg de gordura com bulking sujo e ainda ganharem mais qualidade muscular quando perdem o excesso adiposo. Porém, exceções jamais serão regra, e simplesmente porque algumas pessoas conseguem se livrar dos problemas de um bulking sujo, isto não quer dizer que é uma metodologia confiável, principalmente para a grande maioria das pessoas com genéticas comuns.
Durante um bulking sujo, a maioria das pessoas vão simplesmente acumular mais e mais gordura a partir de um ponto. E pior, boa parte da gordura fica armazenada na barriga.
Isto não é somente ruim para a saúde (acúmulo de gordura na barriga tem ligação direta com doenças cardíacas e hipertensão), mas também porque cria novas células de gordura que dificultam as coisas quando chegar a hora de perder peso.
Razão #4: Músculos flácidos
Quando o corpo começa a ser inundado por excesso de calorias, glicose, e tudo mais, além de armazenar mais gordura no próprio tecido adiposo, ele também pode armazenar gordura dentro dos músculos. Isto é chamado de armazenamento de triglicerídeos intramuscular. É por isso que muito dos que ficam gordos pra ganhar massa muscular, pareçam ser flácidos.
E não é apenas um problema cosmético. Gordura intramuscular também atrapalha a síntese de proteínas e crescimento muscular subsequente.
Razão 5: Metabolismo preguiçoso
Cada vez que você faz um bulking sujo, gradualmente vai ficando cada vez mais difícil perder gordura.
Este fenômeno é relacionado aos danos metabólicos por reduzir o metabolismo de novo e de novo, ao ponto de que um dia o ato de perder gordura fica próximo do impossível e ganhar gordura é extremamente fácil até mesmo no acréscimo mais discreto de calorias.
Razão 6: Fazer bulking sujo dificilmente é para você
O que os fisiculturistas que estão no topo fazem é um resultado do que eles podem abusar do corpo tendo menores consequências. Mas isto não é um modelo que deve ser aplicado a todos. Se você quer ter um corpo bem construido e por mais tempo, considere uma abordagem mais conservativa.
Fisiculturistas tem feito esse tipo de bulking por décadas, e mesmo assim conseguem definir o corpo com excelência. Isto inclui alguns ganhadores do Mr. Olympia. Seria besteira dizer que comer igual um monstro não funciona, já que claramente funciona para alguns.
O problema é que nós nunca ouvimos falar sobre as milhares de pessoas que adotam essa estratégia, destroem com a sensibilidade à insulina, com o metabolismo e jamais conseguem atingir seu ápice corporal – ninguém se lembra de quem desistiu e não conseguiu se destacar.
Saiba quando as coisas estão erradas
Mesmo que listássemos 80 razões para você não fazer um bulking sujo, no final, a escolha é sua. Para ganhar massa muscular é essencial ingerir mais calorias e dificilmente você vai ficar maior sem ganhar um pouco de gordura durante esse processo. Contudo, ganhar 1kg de massa muscular e 8 de gordura é burrice.
Na hora de perder esses 8kg de gordura, pode ter certeza que o 1kg de massa muscular vai ser perdido também. Com isto dito, o ideal é apenas tentar não passar muito de 12% de gordura. Se você já tem bem mais gordura que isto, talvez o seu objetivo sequer deva ser ganhar massa muscular, mas sim perder gordura primeiro.
fonte:> hipertrofia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário