domingo, 14 de junho de 2015

4 erros de treino que pessoas que já estão treinando há algum tempo cometem

Você não é mais um iniciante, sabe que precisa treinar pesado, comer proteína e que a hipertrofia ocorre durante o descanso.
Bacana, mas isso é o mínimo que você deve saber. E novamente, você não é mais um iniciante. Mesmo assim, ainda existem fatores que você deve prestar atenção para não comprometer seus ganhos. Aqui vão os erros mais comuns cometidos por pessoas que já deixaram a fase de iniciantes para trás, e como contorná-los para melhorar sua evolução na academia.

Erro 1: Seguir o treino 100% ao pé da letra

É importante escolher um treino e segui-lo à risca todo santo dia. Mas é importante também aprender a se adaptar de acordo com o que você está sentindo no dia e as circunstâncias do momento.
Digamos que o seu treino dita que você precisa fazer levantamento terra usando uma repetição máxima ou fazer uma série brutal de 20 repetições no agachamento, mas você está sentindo que uma gripe está quase te pegando ou sua lombar não está legal nesse dia. A melhor estratégia aqui é simplesmente pegar leve e fazer isso apenas quando você estiver melhor.

Esta estratégia com certeza não vai de acordo com a mentalidade “no pain, no gain”, porém, tentar ultrapassar os seus limites dessa forma, quando você está com algum problema, pode fazer você perder vários outros treinos e atrapalhar o seu progresso.
Agora, digamos que o seu treino dita que você precisa treinar leve (fazer um de-load) por uma semana depois de um tempo, mas você está longe de estar precisando desse descanso. Aqui, em vez de ser um escravo do que está escrito no papel, continue treinando insanamente. Nunca perca a oportunidade de treinar pesado quando você está se sentindo bem.

Erro 2: O treino é sempre 8 ou 80

Muitos caras sequer vão se dar o trabalhar de pensar em ir treinar se acontecer algo que vai atrapalhar o dia e não vai permitir que eles treinem do jeito que gostariam.
Todos nós, em algum momento, não poderemos dedicar o tempo merecido ao treino, mesmo assim, é melhor fazer pouco do que não fazer nada.
Digamos que aconteceu tudo de errado no dia e você ficou apenas com 30 minutos para chegar na academia e treinar. É muito melhor ir para a academia mesmo assim e fazer apenas dois exercícios importantes do que faltar para “compensar” outro dia.
Até mesmo um exercício composto bem feito, às vezes vale pelo treino inteiro.
Até mesmo um exercício composto bem feito, pode valer pelo treino inteiro.
Não caia nessa armadilha de que o treino precisa ser “perfeito” para que valha a pena. A longo prazo o que vai contar é a sua consistência.

Erro 3: Dar mais importância ao treino do que a dieta

Não importa qual é o seu objetivo no treino, a sua dieta vai ser o fator determinante para você chegar lá (ou não).
Treino pesado e boas intenções não importam, se você empurra a dieta com a barriga. E o pior é que você já deve estar cansado de ler isso. Mesmo assim, imagine que alguém que saiba tudo o que você sabe sobre dieta vai analisar a sua alimentação detalhadamente, sem segredos. Ela não vai encontrar absolutamente nada de errado ? Pense nisso com bastante honestidade.
Independente de você ser honesto ou não consigo mesmo, apenas considere que treinar pesado sem estar seguindo uma dieta de acordo com o seu objetivo, é desperdício de tempo e trabalho duro.

Erro 4: Treinar machucado

Se você machucou algo, está sentindo dores quando faz certos movimentos e continua treinando mesmo assim, sinto lhe dizer que as coisas só vão piorar.
A maioria das lesões graves nascem de lesões menores que foram completamente ignoradas por causa da insistência burra das pessoas. Quando algo dói durante o treino, isto é um forte sinal de que algo está errado, se você ignora e espera que vai desaparecer, pode ter certeza que isso vai te atormentar.
Lembre-se, perder treino para poder se recuperar de uma lesão é o menor dos seus problemas. Ter que abandonar a academia por causa de uma cirurgia pode, às vezes, te afastar da academia para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário