quinta-feira, 19 de novembro de 2015

DIETA METABÓLICA ( COMO FUNCIONA )

DIETA METABÓLICA (COMO FUNCIONA)

Esta dieta nos é bastante simpática se destinada para aqueles que têm tendências a acumular gorduras. Ela é um pouco mais com­plicada, mas já presenciamos ótimos resultados em alguns de nos­sos clientes e conosco mesmo.

De acordo com di Pasquale a dieta alta em carboidratos também não é o melhor plano de nutrição, apesar de ainda ser o mais popu­lar. A dieta alta em gorduras, de acordo com sua 'opinião, maximiza o ganho de massa muscular pela estimulação da produção hormonal e proteção da proteína muscular, enquanto limita a acumulação de gordura subcutânea. Por isso, esta dieta é baseada em alta ingestão de gorduras e de proteínas e baixa ingestão de carboidratos por 5 dias e alta ingestão de carboidratos e média ingestão de gorduras e proteínas por dois dias. Especificando melhor: 33% de calorias de proteínas, 66% de calorias de gorduras, e apenas 1 % de carboidratos durante a semana e 19 % de calorias de proteínas, 20% de gorduras e 61 % de carboidratos nos fins de semana.

A dieta exemplo é baseada em 3000 calorias que devem ser ajus­tadas de acordo com as necessidades individuais ou com a fase do treinamento.

Dia de semana

7.5 gramas de carboidratos = 30 calorias

247.5 gramas de proteínas = 990 calorias

220 gramas de gorduras = 1980 calorias

total em calorias = 3000 calorias divididas em 5-6 refeições

Fim de semana

457.5 gramas de carboidratos = 1830 calorias

142.5 gramas de proteínas = 570 calorias

67 gramas de gordura = 600 calorias

total em calorias = 3000 calorias divididas em 5-6 refeições

A teoria por detrás desta dieta é similar à da dieta de Dunchaine.

Na dieta anabólica, o seu organismo utiliza um meio metabólico, onde a gordura corporal é utilizada como energia. Na dieta alta em carboidratos, você utiliza a glicose proveniente destes, sendo que a insulina liberada pelo pâncreas toma toda a glicose não utilizada pelo músculo ou armazenada pelo fígado em gordura de reserva e o tomar balofo. Este é um risco que se corre, caso haja um desequilíbrio na dieta.

A insulina liberada pela alta ingestão de carboidratos ativa a produção de gordura e diminui a sua queima. O oposto acorre com a dieta metabólica, que é alta em gordura. Com quantidades limitadas de glicogênio no corpo, você é obrigado a utilizar a gordura como fonte de energia enquanto economiza preciosa proteína muscular. Isso é o que ocorre durante os dias de semana, sendo que nos fins de semana (durante dois dias), a quantidade de carboidratos aumenta generosamente para que possa saturar a célula já depletada e toma­da por carboidratos. Truque similar é utilizado, de qualquer forma, por culturistas, uma semana antes das competições, para garantir o máximo de definição e de volume muscular. Maratonistas usam tru­que semelhante para ter uma supercompensação de energia antes das maratonas. A proposta de di Pasquale é que isto seja usado em bases regulares, porém a dieta se torna menos extrema à medida que uma composição corporal mais adequada seja alcançada.

Com relação à preocupação quanto à ingestão de altas quantida­des de gorduras saturadas sugeri das nesta dieta, di Pasquale esclare­ce que a substituição de carboidratos por "stearic acid" (o principal ácido graxo encontrado em carnes, queijo, manteiga, e demais ali­mentos sugeridos nesta dieta) tem pouco efeito quanto ao aumento de lipídios e lipoproteínas no plasma. Ainda é recomendado o uso liberal de óleo de oliva, gorduras de peixe e óleos de peixe, como parte das gorduras diárias totais, os quais podem neutralizar qual­quer efeito negativo que outras gorduras podem causar para o siste­ma cardiorrespiratório. Ainda lembra di Pasquale que qualquer po­tencial efeito adverso que possa ocorrer pela ingestão de gorduras saturadas é usualmente diminuído pelo fato de que as gorduras dietéticas, bem como a gordura corporal, são utilizadas como pri­meira fonte de energia, de forma que não sobram gorduras para pro­vocar efeitos malévolos.

Porém, como é melhor prevenir do que remediar, afinal com saúde não se brinca, é recomendado que antes de iniciar a dieta anabólica verifique-se o nível de colesterol plasmático e isso se faça periodicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário